Bananas Brasil: Sob pressão popular, fim do Foro Privilegiado é aprovado na Câmara dos Deputados

Sob pressão popular, fim do Foro Privilegiado é aprovado na Câmara dos Deputados

Wilson Dias/Agência Brasil

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Foro Privilegiado ou Foro de prerrogativa de função apenas beneficiava corruptos, urge a necessidade de pressionar para acabar privilégios, fiscalizar políticos e garantir direitos. Viva à democracia, isso demonstra que é preciso fomentar esse tipo de debate nas redes sociais. 

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (11/12), por unanimidade, em votação simbólica e relâmpago, a PEC 333/17, do fim do foro privilegiado. A proposta, apresentada pelo senador Alvaro Dias (Podemos-PR), candidato à Presidência da República derrotado em primeiro turno, determina que autoridades hoje com foro privilegiado passarão a ser processadas e julgadas em primeira instância, caso cometam crimes comuns. Além disso, poderão ser presas após condenações em segunda instância.
Cerca de 33,3 mil autoridades possuem prerrogativa de foro no país. São integrantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Forças Armadas. Os presidentes da República, do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal (STF) teriam o foro preservado, graças a uma emenda apresentada pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
Via Portal Metrópole

Nenhum comentário:

Postar um comentário